domingo, 7 de setembro de 2014

A história continua...

Olá!

Primeiramente meu muito obrigado por todas as visitas e comentários!

Como prometido, voltei para continuar dividindo com vocês a minha saga na compra da casa própria. Entregamos na imobiliária em março todos os documentos necessários para o financiamento, o corretor fez a simulação e ficou igual a que eu já havia feito, porém ao encaminhar a proposta pra Caixa o valor aprovado foi muito menor do que esperávamos (já contando com um valor de reserva para menos).

Fomos atras da justificativa da aprovação de crédito ser menor, pois não havia nada (ou achávamos que não havia) para tal. A resposta do gerente foi a seguinte: " Devido ao seu financiamento estudantil o risco de credito é maior e portanto não há como aumentar o limite de crédito". Sim eu tenho FIES ( o noivo só compra à vista e por isso o financiamento não pode ser feito em seu nome), pois curso o 4º período de Direito e isso me atrapalhou, mesmo muita gente inclusive o próprio gerente da Caixa, dizer que não interfere. Isso aconteceu, pois a partir de janeiro de 2014 as regras do financiamento imobiliário sofreram alterações.

Momento desabafo: Não entendi a lógica utilizada nessa avaliação, só vou me formar daqui a 3 anos e seguindo o mesmo critério de raciocínio, uma formação acadêmica me renderia um emprego melhor e consequentemente um salário maior o que aumentaria meu poder de pagamento. Vai entender!

Achamos que dessa vez não teria jeito mesmo, mas quando o corretor informou ao dono do imóvel, ele sugeriu que o financiamento fosse realizado pelo Banco do Brasil, topamos, pois não custava nada tentar né?! Reunimos todos os documentos solicitados pela gerente para análise e entregamos na agência no final de junho, porém nas semanas seguintes foram solicitados mais alguns documentos. Para ver a lista dos documentos necessários clique aqui.

O prazo para análise de crédito e confecção do contrato no Banco do Brasil é de até 3 meses de acordo com a gerente que nos atende. A análise foi concluída cerca de duas semanas depois, não foi aprovado valor que gostaríamos, mas a nova entrada cabe dentro de nosso orçamento. Agora aguardamos apenas a analise do jurídico e a confecção do contrato, para termos em mãos as tão sonhadas chaves. ;)

Mesmo com tantos obstáculos, Deus tem nos honrado e proporcionado a realização de nosso sonho.

Por enquanto é só, espero ter novidades em breve, pois já faz um mês que a proposta esta no banco!!

Beijos.

domingo, 17 de agosto de 2014

Lá vem história!

Nossa jornada começou no final de 2013, quando decidimos que iriamos nos casar (ficamos noivos em setembro). Inicialmente nossa intenção era construir no terreno dos meus pais, porém não tínhamos o dinheiro necessário (Ai você pergunta: Quem decide se casar sem grana nenhuma? EU e o NOIVO! kkk...). Decidimos tentar financiar a construção pela Caixa Econômica, porém um dos requisitos para essa modalidade de financiamento é que o terreno esteja registrado em nome de quem irá contrair o financiamento. Sendo assim desistimos do financiamento e tentamos realizar a construção por conta própria, mesmo que isso fosse demorar um pouco mais. Solicitamos alguns orçamentos  de mão de obra e materiais que seriam gastos, mas só os profissionais me cobravam em torno de R$500,00 o m2. Desistimos também! Optamos por fazer o financiamento imobiliário mesmo, ideia que não cogitamos no inicio, pois queríamos construir do nosso jeito e também pela supervalorização dos imoveis em nossa cidade, alem de não sabermos como a casa foi construída, o que poderia nos causar dor cabeça futuramente (levando em consideração que o financiamento é de 30 anos). 
Sendo essa nossa unica opção a primeira coisa que fizemos foi à simulação, para definirmos o valor máximo do imóvel que poderíamos financiar. Após realizamos muita pesquisa e visitarmos alguns imóveis em janeiro de 2014 encontramos o imóvel perfeito, o corretor nos passou todas as informações sobre o financiamento e a principal delas é que teríamos que ter alem da entrada um valor reservado para a documentação. Ficamos tipo paralisados pensando que documentação? (desconhecíamos essa pequena mas SUPER importante informação! hehe), enfim não tínhamos o dinheiro e nem conseguimos tomar emprestado, porque essa é mais uma condição do financiamento imobiliário. Você não pode contrair novos compromissos financeiros ate que seu contrato esteja pronto e assinado (ótimo né?!). E foi assim que perdemos a oportunidade de comprar nossa casa perfeita e desistimos de procurar.
Mas nem tudo estava perdido e no final de março de 2014 retomamos as buscas por um novo imóvel que nos agradasse, meu noivo o encontrou e agendamos uma visita, pelas fotos disponíveis no site da imobiliária gostei muito da casa, mas quando chegamos lá ela era ainda mais linda e muuuuito espaçosa o que me surpreendeu, pois em vista de tudo que estávamos olhando a casa tem bastante espaço e ainda uma área de + ou - 127 m2 para amplia-la (melhor do que podíamos imaginar, e agora não teríamos mais problemas com a documentação, pois já havíamos juntado quase todo dinheiro necessário! Hehe). Na semana seguinte fomos orientados a levar até a imobiliária os documentos necessários para dar entrada no financiamento e assinamos o contrato de promessa de compra e venda do imóvel. O corretor que ficou responsável pelo nosso processo, nos passou toda a informação necessária, pois a imobiliária é correspondente da caixa,  e nos orientou a aguardar a finalização do processo pela caixa. No próximo post conto o desfecho dessa historia e agora vamos as fotos (melhor parte).
 Área de Serviço

 Banheiro

 Fachada e Garagem
 Quintal

 Quarto

 Sala integrada com cozinha americana

Sala e Corredor
Essas são fotos do site da imobiliária, ainda faltavam alguns detalhes de acabamento que já foram efetuados, assim que tiver mais fotos, mostro pra vocês.
Até a próxima.
Abraços!!

terça-feira, 8 de julho de 2014

Apresentação

Olá a todos,

Decidi criar este Blog, para compartilhar ideias e experiências na conquista da tão sonhada Casa Própria, que no nosso caso será através do financiamento imobiliário.

Optamos pelo financiamento de uma casa já construída, e depois de muitas pesquisas para sanar algumas dúvidas que surgiram, percebi que esse assunto ainda não é tão abordado por blogs, uma vez que hoje em dia esse meio de informações é muito consultado e fala de praticamente tudo (o que é muito útil, pois são experiências reais).

Aqui serão abordados esse e outros assuntos, pertinentes a aquisição de um lar, como por exemplo: planejamento, burocracia, reforma, ideias de decoração e muito mais.


Abraços!